Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, segunda-feira, 29 de janeiro de 2024.
Com a aproximação do fim do ano, meninas que integram o Projeto Princesas intensificam os preparativos para a festas de formatura (Facebook)
Há três anos, o professor de educação física Jessé Fragoso da Cruz idealizou um sonho e aos poucos, foi colocando em prática e hoje, portanto, três anos depois o mesmo saiu do papel e se tornou uma realidade. Realidade esta usando um antigo chavão do adágio popular, “fazer o bem sem olhar a quem”.
E assim, Jessé idealizou o sonho denominado como “Projeto de Princesa”, em 2014, quando ele decidiu arregaçar as mangas e colocar em prática tudo que havia pensando antes, quando ele pensou em resgatar meninas adolescentes, que viviam em situação de risco e vulnerabilidade social, que por não saber quem era e estavam se perdendo no dia a dia, a sua própria identidade, sem nenhuma perspectiva de futuro e dessa forma afetando sua própria vida, matando pouco a pouco os sonhos, acabando com a autoestima.
Desde cedo, Jessé vivencia esse espirito de solidariedade que aprendeu com os pais, que eram líderes comunitários, daí o gosto em cada vez mais ajudar o próximo.
Baseado nisso surgiu essa tecnologia social que desenvolve três pilares: Identidade; sonhos e auto valorização, com o objetivo de melhorar as notas, comportamento e o fortalecimento do vínculo familiar.
Segundo o idealizador do projeto, o mesmo é desenvolvido em quatro polos na Capital e um deles é na Escola Estadual Thereza Noronha de Carvalho, localizado no bairro Lageado, na região do Anhanduizinho.
MATRICULADAS
Atualmente o Projeto Princesas, tem 150 meninas na faixa etária dos dez aos 17 anos inscritas e uma das obrigações delas é frequentar regularmente a escola que inclusive desde agora, começam os preparativos para a festa de formatura de algumas delas, no fim de ano e para tanto, está sendo desenvolvida uma campanha através das redes sociais.
O encontro dos integrantes do Projeto Princesa é semanal, quando em oficinas, abordam os mais variados temas, reflexões conjuntas com palestras, realização de cursos, pois a meta principal é que elas aprendam a dizer NÃO, na terra do SIM.
O professor Jessé destaca que os encontros semanais, são árduos, mas que os mesmos valem a pena.
RESGATE
Jessé revela que nesses quatro anos de existência do Projeto Princesas, ele já presenciou a restauração de diversas famílias, reconciliações entre pais e filhas, algumas delas que abandonaram o vício da droga, vivenciou ainda a diminuição da violência, a melhoria da autoestima, com algumas adolescentes proferindo palestras e testemunhos para outas meninas.
DOM ANTONIO BARBOSA
Localizado anda no bairro Lageado, onde residem aproximadamente 18 mil pessoas, o loteamento municipal Dom Antônio Barbosa foi escolhido com o local para a grande festa do fim de ano, quando 150 meninas estarão tornando um antigo sonho em realidade e para acalentar esse sonho, Jessé pede a contribuição de todos, para a doação de um vestido que não está mais sendo usado, mas que certamente fará a alegria de algumas das meninas do projeto, proporcionando à mesma um pouco de felicidade, pois as dificuldades financeiras para a aquisição ou até mesmo o aluguel de uma dessa vestimenta está fora da realidade e para tanto, ele pede a colaboração de todos para que não interrompa o sonho de uma criança que está ainda descobrindo o caminho da felicidade da alegria.
Quem quiser saber mais sobre o Projeto Princesas ou até mesmo doar um vestido antigo, pode ligar para o telefone (67) 99242-1324.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.